Difícil acreditar que até a virada do século, o que hoje é considerado um dos maiores símbolos de luxo e qualidade de vida de primeiro escalão a nível mundial, era um deserto desabitado e longe de qualquer badalação de xeques e magnatas árabes que agora dominam a região.
Depois da transformação iniciada ainda em 2001, pelo Xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum, com o objetivo de tornar Dubai um roteiro de destaque para o público classe A, a região passou a ser um verdadeiro centro não somente para interessados em fazer turismo, mas, principalmente, para grandes empresários e comércios internacionais.
No início, a estratégia com foco no aumento expressivo de turistas funcionava bem e os números do setor atingiam às expectativas geradas pelos empreendedores. Mas com o sucesso do projeto, o planejamento se tornou algo ainda mais ambicioso e revolucionário, dando origem a criação das maiores ilhas artificiais do mundo.
Nasceu assim, a Palm Islands, nome dado ao conjunto de ilhas caprichosamente projetadas em Dubai, que reúne centros comerciais e os mais diversos tipos de restaurantes, hotéis, apartamentos e casas de alto padrão. Com um exímio repertório de projetos com arquitetura futurista, Palm Islands oferece todo tipo de atividade e entretenimento para seus moradores e visitantes.
Palmeira Jumeirah
A primeira das três ilhas a ser construída, Palmeira Jumeirah é também o arquipélago com a menor extensão de Palm Islands. Com dimensões de 5 quilômetros de comprimento por 5,5 quilômetros de largura, a ilha tem a forma de uma árvore de palmeira e é basicamente formada por três partes:
– O tronco: ponto de entrada para a ilha, lá os visitantes encontram hotéis destinados mais para o público empresarial. Além de restaurantes, o tronco é o eixo de ligação para as outras partes da ilha, cruzando a zona residencial até a área turística.
– A coroa com 17 copas: o espaço residencial de Palmeira Jumeirah, que é composto por pequenas vilas e casas com piscinas e praias particulares. Há aqui, tuneis submarinos com rotas que ligam as copas entre si. A vista é indescritivelmente apaixonante.
– A ilha circundante: tem como principal objetivo formar uma barreira contra as ondas do Golfo Árabe, mas na verdade é a parte de Palmeira Jumeirah mais importante para os turistas. Isto porque lá é o lugar onde está praticamente toda rede hoteleira da ilha, resorts all-inclusive e atividades de entretenimento (como o Aquaventure Waterpark e o Atlantis, The Palm).
Palm Deira
Com 14 quilômetros de comprimento por 8,5 quilômetros de largura, Palm Deira é a maior do conjunto e também considerada a maior ilha artificial já criada pelo homem. Para se ter uma ideia, sua área representa ¼ de toda extensão de Palm Islands, sendo composto também por prédios residenciais e comerciais, além de atividades de lazer para visitantes.
Palm Jebel Ali
Por fim, o arquipélago de Palm Jebel Ali, que surpreende e encanta seus visitantes de todas as formas possíveis. Conta com 7 quilômetros de comprimento por 7,5 quilômetros de largura, e atualmente se destaca como principal ponto de interesse para novas megaconstruções arquitetônicas em Dubai.
O projeto mais conhecido, tem a ver com Dubai Waterfront, uma construção em forma de garra que avançará em direção tanto ao mar como ao deserto, formando um quebra-mar em torno do arquipélago. A ideia é construir a maior baía artificial do planeta. A grande cereja do bolo, tratando-se da mística em volta de Jebel Ali, tem a ver com o seu desenho visto de cima formar um tradicional poema árabe, que diz:
“Tome a sabedoria dos sábios, é preciso um homem de visão para escrever sobre a água. Nem todo mundo que monta um cavalo é um jóquei. Grandes homens sobem para desafios maiores”.