Se você está se programando para dias de descanso e tem como principal objetivo se conectar com a natureza, com certeza Cuba é um destino que, sem dúvidas, se apresenta como uma das melhores escolhas. O país dispõe de nada menos que 5.746km de costa, e para se ter uma ideia do que isso representa, o Brasil possui 7.491km, o que considerando que o território cubano é muito menor que o brasileiro, trata-se de uma diferença muito grande. Em outras palavras, dá também para afirmar que Cuba é privilegiada por contar com uma natureza exuberante, além de um clima subtropical que prevalece o ano inteiro.
Praia de Cayo Coco em Cuba
Praias paradisíacas, areia branca e fininha, contornadas com palmeiras e banhadas por um mar azul turquesa, de águas calmas e cristalinas. Uma verdadeira piscina a céu aberto.
Aqui, o turista pode optar por um reduto onde estão situados luxuosos resorts com infraestrutura completa como também escolher por lugares menos badalados, com outras excelentes características.
Para auxiliar na escolha ou preferência do destino a ser selecionado, nada melhor do que conhecer um pouco mais sobre as praias locais. A grande diferença entre elas, no entanto, tem a ver com as opções de hospedagem, já que algumas tem um estilo mais reservado e alto padrão de luxo, enquanto outras praias menos badaladas contam com estruturas simples e de acordo com o povoado local. Confira abaixo, as principais praias cubanas:
Os “Cayos”: Jutias, Levisa, Largo, Coco e Guillermo
Seja lá qual for o roteiro de viagem à Cuba, é indispensável fazer uma parada em um dos magníficos “cayos”. O primeiro pode ser Cayo Jutias, que é considerada uma das praias mais belas de toda ilha, com areia branca e água cristalina, e que disputa em beleza com as espetaculares praias de Cayo Guillermo e Playa Pilar.
Esse conglomerado de “Cayos” é ideal para relaxar e esquecer o mundo ao redor, mergulhar em águas transparentes e curtir a sensação de estar no paraíso. Se procurar por um roteiro mais agitado e maior adrenalina, as praias de Cayo Levisa ou Cayo Coco dispõem condições para a realização de mergulhos e outros esportes aquáticos muito atraentes como aventura.
Playa Santa Lucia
Foto por Davide Albani.
Esta praia está localizada no Nordeste Camagüey, e diferentemente da maioria das praias da ilha, ela ostenta uma faixa de areia dourada e um mar de cor esverdeada. Sua principal atração são os recifes de corais, grandes e mais acessíveis aos turistas. Conta também com naufrágios e uma abundante vida marinha. A praia conta com resorts que oferecem ao turista todo o conforto necessário, fazendo com que a única “preocupação” seja a de aproveitar e se deliciar com as belezas naturais do lugar.
Baia dos Porcos e sua história
Para uma viagem que agregue um grande acervo cultural e histórico ao seu roteiro, a Baia dos Porcos é a praia ideal. Rodeadas de mistérios, as praias Giron e Larga estão entre as menos visitadas, estando na sombra da famosa batalha da Baia dos Porcos, que começou em 1960, no auge da guerra fria, quando houve uma tentativa de invasão por parte dos cubanos contrários a Fidel Castro com a ajuda dos nortes americanos. Suas estradas ainda carregam cartazes que fazem referência a tentativa de invasão. Ainda assim, sua beleza natural é extraordinária e riquíssima como todos os outros destinos.
Cayo de las Brujas
No ponto de vista histórico de Cuba, Cayo de las Brujas tem uma importância muito grande pois é o lugar onde Che Guevara construiu parte de sua história. A praia também faz parte do conjunto de ilhotas batizadas de Cayerias del Norte, que são interligadas por uma estrada de aproximadamente 48km (El Pedraplén), e oferecem uma vista panorâmica maravilhosa do Mar do Caribe.
São exatamente 22 km de praias com areias brancas, mar e coqueiros: um autêntico convite à prática de windsurfe, caiaque, stand up paddle, snorkel e mergulho.
O turismo local tem sido cuidadosamente administrado para que haja a preservação ambiental. São áreas demarcadas pelo governo, onde cerca de 250 espécies de fauna e flora são protegidas. Com este cenário deslumbrante e convidativo, resta apenas marcar as próximas férias e aproveitar o que a natureza cubana oferece de melhor.