Se você nunca ouviu falar sobre os tradicionais Paradores Espanhóis, aqui está a oportunidade certa para conhecê-los e se animar com a possibilidade de visita-los. Basicamente, tratam-se de antigos e históricos castelos, palácios e edifícios espanhóis, que depois de um longo período servindo o país, foram transformados em hotéis, sendo grande parte considera até patrimônio nacional.
E falando de uma nação tão rica em cultura e tradição como é a Espanha, poucos lugares apresentam condições mais solícitas e indicadas do que os Paradores para receber seus visitantes. E para se ter uma ideia da importância destes prédios para os espanhóis, existe até uma empresa do próprio governo que é responsável por cuidar de toda a gestão destes empreendimentos desde 1928 (garantindo a preservação do local e a qualidade do turismo).
Em quase um século de administração, a empresa espanhola vem gerindo quase 100 unidades espalhadas por toda a Espanha. Com base nessas informações, dá para imaginar que estes monumentos, de fato, fazem parte da história nacional e até hoje são considerados pontos importantes do turismo local. Pensando nisso, confira abaixo a lista dos principais Paradores:
Siguenza
O roteiro começa na charmosa cidade de Siguenza, que tem uma área de aproximadamente 395 quilômetros quadrados, dois pontos se destacam como os principais roteiros de Paradores Espanhóis para se conhecer: a começar pelo Castelo de Siguenza, também conhecido como “Castillo de Los Obispos de Siguenza”, trata-se de uma fortificação criada no século XII, que encanta seus hóspedes com uma paisagem exuberante e uma estadia regida por história e tradição.
A principal catedral da cidade, foi designada com um estilo de arquitetura gótica, tendo sua construção datada no ano de 1124. No prédio, estão importantes marcos históricos da região, além de uma série de recintos complementares que remetem ao grande passado. Por fim, está a Praça Maior, que é um local ideal para todos os visitantes conhecerem, já que é uma das primeiras do antigo Reino de Castilla.
Pamplona
Mais próximo ao litoral norte do país está Pamplona, que se apresenta a seus visitantes como a capital da Comunidade Foral de Navarra. Sua principal característica é o orgulho local de seus conterrâneos pamploneses. Praça do Castelo (conhecida como “Praça da Constituição”) representa bem esse sentimento, sendo o palco de importantes discursos históricos e movimentos importantes. Já na Rua Estafeta, você pode visitar e conhecer diversos comércios locais (bares, restaurantes etc.), além de curtir a famosa Festa de São Firmino.
Bilbao
Já no coração do território Basco (área que reluta por independência do governo espanhol), Bilbao reúne um acervo cultural muito impactante e admirável. Falando sobre isso, nenhum lugar é melhor do que a Cidade Velha para se visitar, pois o lugar conta com uma arquitetura muito simpática e tradicional, contando com inúmeras construções que fazem menção a gloriosa história de seu povo.
Mudando um pouco do estilo do roteiro, vale a pena separar um dia inteiro para conhecer o imponente estádio San Mames, que é a casa do Athletic Bilbao – clube que sustenta a história do país basco, permitindo a contratação de jogadores nascidos ou descendentes de cidadãos bascos. A vista no museu é uma atração a parte!