O Rajastão é o maior estado da Índia em área, sendo também considerado como a região mais fotogênica, fascinante e culturalmente rica do país. Esta é a terra dos famosos marajás — os grandes reis —, e o nome “Rajasthan” literalmente significa “terra dos reis”. Até a época colonial britânica, muitos reis realmente dominavam a região e, como consequência dessa história, o local é repleto de fortalezas e palácios.
Repleto de cidades amuralhadas, fortes, bazares coloridos, festivais, templos, feiras, lagos e diversas atrações, o Rajastão é certamente um destino repleto de pontos de interesse para os turistas. Conheça as principais atrações deste impressionante estado a seguir:
Principais pontos turísticos do Rajastão
Jaipur
A capital do Rajastão provavelmente será reconhecida por quem assistiu à popular novela da Globo “Caminho das Índias”, uma vez que boa parte das filmagens aconteceu em Jaipur. A chamada “Cidade Cor de Rosa”, por conta da tonalidade característica dos edifícios da cidade antiga, é repleta de bazares com muitas especiarias, saris, sandálias e bugigangas para a pele e para as vestes.
O enorme Palácio da Cidade é o mais importante de Jaipur, destacando-se também como a principal atração da cidade antiga. Além dele, o turista pode visitar atrações como o Palácio da Água, o observatório astronômico de Jantar Mantar e a impressionante fortaleza de Amber Fort.
Jaisalmer
Conhecida como a “Cidade Dourada” por conta da cor característica de seus edifícios, Jaisalmer possui uma fortaleza movimentada e altamente ativa, com muitas lojas, moradias, hotéis e pousadas dentro de suas muralhas. Por ser localizada no meio do deserto, um dos principais passeios de Jaisalmer consiste justamente em um safári de camelo ao redor da cidade, uma aventura que pode durar vários dias.
Deserto de Thar
A oportunidade de explorar o Deserto de Thar é uma das melhores experiências que o Rajastão pode oferecer, já que o local possui muitas aldeias pequenas onde é possível se hospedar e desfrutar da incomparável noite estrelada da região.
Jodhpur
Chamada de “Cidade Azul”, já que muitas casas da região são pintadas nessa tonalidade, Jodhpur é dominada pelo magnífico forte de Mehrangarh. Construído em 1459 pelo marajá Rao Jodha, Mehrangarh é praticamente impenetrável para os inimigos: toda a cidade chegou a ser tomada, mas o castelo resistiu bravamente — e muitas balas de canhão podem ser encontradas ainda incrustadas em seus muros para confirmar essa afirmação.
Pushkar
Pushkar é uma pequena cidade no Rajastão que possui mais de 400 templos em volta de um lago que, segundo conta a lenda, foi criado por pétalas que caíram das mãos do Deus Brama. Famosa pela feira de camelos que acontece na cidade durante cinco dias de novembro, Pushkar atrai comerciantes e turistas interessados em seus templos e bazares.
Ranakpur
Ranakpur é considerada uma das cidades mais importantes para os seguidores da religião Jainista, uma vez que é neste local que se encontra o belo Templo de Adinath. Localizado em um complexo de templos, esta construção de mármore com 1444 pilares é uma verdadeira joia da arquitetura.