É hora de colocar o lado histórico e cultural de Cuba em segundo plano para conhecer mais de perto às belas praias e paisagens magníficas do país. No conjunto de ilhotas localizadas próximo à região central do território cubano, estão os Cayos, que correspondem a um verdadeiro paraíso para turistas, que conta com um inacreditável cenário litorâneo e um vasto repertório de hotéis de luxo.
Cayo Coco e Cayo Guillermo são apenas dois dos principais destinos, já que a área é também agraciada com Cayo Romano, Cayo Guajaba, Cayo Sabinal e Cayo Santa Maria, e juntos formam o arquipélago Jardines del Rey, uma das mais incríveis e elegantes regiões de toda a comunidade caribenha.
Apesar da pequena extensão terrestre de cada ilha, as principais praias dos Cayos são conhecidas por oferecer infraestrutura hoteleira de primeiro mundo, disponibilizando todo tipo de serviço necessário para proporcionar os melhores dias ao hóspede enquanto sua estadia por aqui.
No total, o arquipélago conta com cerca de 400 ilhotas (quase todas inabitadas), tendo Coco e Guillermo saindo do anonimato graças ao escritor Ernest Hemingway, que as tornou conhecida por morar por muitos anos por lá. Hoje, ambos os destinos se destacam como roteiros atraentes para turismo – certamente, uma das melhores sugestões à Cayo Largo do Sul, que também é muito popular entre os turistas do país.
Estátua de Ernest Hemingway localizada em Cayos – Cuba
O que fazer em Cayo Guillermo?
Com uma área de aproximadamente 13 quilômetros quadrados, Cayo Guillermo é uma importante ilha para a província Ciego de Ávila, já que é responsável por boa parte da economia local devido suas atividades turísticas (que são divididas em quatro estações).
Na ilha está a famosa Playa Pilar, que para muitos é considerada a melhor de toda Cuba e uma das mais sensacionais de todo o Caribe. Para alcançar tal posto, a praia impressiona por parecer ter sido construída pelas próprias mãos, uma vez que cada detalhe por aqui (por menor que ele seja) te passa a sensação de que o lugar foi inteiramente pensado para funcionar em prol do máximo bem-estar de seus hóspedes.
O ambiente reservado é um item muito valorizado em Guillermo. Vale o destaque, mais uma vez, para a Playa Pilar, que se mantém distante do resto da ilha (comércio e hotelaria) para oferecer o melhor da experiência de estar em um lugar como este, em meio às dunas de areia clarinha e águas tranquilas. Tudo para seu conforto e exclusividade.
Cayo Coco
Aqui, um roteiro de viagem com maior programação turística. Cayo Coco, que é a quarta maior ilha do país (com 370 quilômetros quadrados), é também parte de Ciego de Ávila, tendo como um de seus principais destaques o aeroporto internacional de Jardines de Rey (de onde vêm visitantes de outras partes de Cuba e turistas de outros países).
Oferecendo um pacote de serviços mais completo, Coco conta com uma renomada lista internacional de hotéis e resorts de luxo, que apresentam diversos formatos de viagem para entreter seus visitantes com o mais puro prazer deste santuário. A Playa de los Flamencos é a melhor e mais famosa de Cayo Coco, proporcionando momentos de incrível alacridade com sua água azul turquesa e grande quantidade de flamingos (animais que dão o nome à praia).