É hora de conhecer os principais destinos que formam o conjunto de ilhas da famosa sociedade, um dos cinco arquipélagos localizadas naquela região do Oceano Pacífico. Mais do que apenas ligação física e geográfica, este incrível conglomerado é também o lar de belíssimas culturas e costumes tradicionais.
Para entender a história dos povos locais e como levam a vida, é necessário conhecer um pouco mais sobre a forma como os habitantes das Ilhas da Sociedade se organizam para viver. Basicamente, são dois grupos divididos por Ocidente e Oriente que se complementam com pequenas diferenças administrativas e geográficas. Conheça abaixo, um pouquinho sobre as principais ilhas e seus pontos de interesse:
Ilhas de Barvalento
Esta, a parte ocidental do arquipélago da Sociedade, composto por um grupo de quatro pequenas ilhas. Situadas a leste do lado oriental, as ilhas de Barvalento compõem grande parte da população do arquipélago, com quase 75% dos habitantes da região. Entre seus principais destinos, estão:
Taiti
A mais famosa entre todas as ilhas do arquipélago, o Taiti é um autêntico santuário da natureza, onde é possível também ter seus momentos reservados para se retirar e buscar a paz interior. Tendo a atividade vulcânica como informação mais importante, é interessante saber que o lugar conta com maravilhosos recifes de coral, vistos de longe – graças à incrível transparência da água. De longe, o grande centro de toda região, procure por pacotes para o tahiti, faça as malas curta a viagem.
Moorea
Também conhecida como “a ilha irmã”, em referência a proximidade e grandes semelhanças com o Taiti, a ilha vulcânica de Moorea (que significa “lagarto dourado”) tem seu nome originado de um lagarto gigante, que, segundo a lenda, partiu com a própria cauda duas baías ao norte (Opunohu e Paopao). O Miradouro de Belvedere (também conhecido como Roto Nui) e seu espetacular repertório de paisagens nos vales são alguns dos melhores pontos para se conhecer.
Tetiaroa
Diferentemente dos outros destinos citados, Tetiaroa é, na verdade, um atol – formado por um conjunto de ilhotas de coral. Um dado curioso a seu respeito, está ligado ao fato de que seu território (que conta com uma área de seis quilômetros quadrados) pertencem ao falecido ator Marlon Brando, que chegou a morar no local na década de 80.
Ilhas de Sotavento
No lado menos populoso do arquipélago estão as Ilhas de Sotavento, que estão localizadas entre 200 e 600 quilômetros a oeste do território do Taiti. Entre seus principais destinos, estão:
Bora Bora
Confundido por muitos que acreditam que a ilha faz parte do Taiti, Bora Bora na verdade é um dos destinos independentes mais conhecidos e importantes de todo o arquipélago. Da língua local para “Pora Pora”, que significa nascida primeiro, a ilha é referência econômica para toda região, além de sua importância histórica (base militar para o exército norte-americano na 2ª Guerra Mundial). Atualmente, popular por sua rede hoteleira e belas atrações turísticas, sem contar nas milhares de opções de pacotes para Bora Bora.
Raiatea
Basicamente dividida em três comunas, que juntas somam quase 20 mil habitantes, Raiatea é a segunda maior ilha do arquipélago com uma área de 238 quilômetros quadrados. Aqui, é possível conhecer alguns rituais religiosos do povo local e adquirir belas esculturas valorizadas pelos nativos.
Maupiti
Por fim, a pequena Maupiti, com área de apenas 14 quilômetros quadrados e menos de três mil habitantes, é um lugar reservado para quem procura por uma hospedagem requintada por luxo e muita tranquilidade. Um convite à essência da natureza local.