Tudo bem, você pode até não saber muita coisa sobre o Taiti ou sobre o continente da Oceania como um todo. Ainda assim, o que pouco que se sabe é que esse paradisíaco conjunto de ilhas localizadas no meio do oceano Pacífico (composto pela Polinésia, Melanésia e Micronésia), é um lugar formado por povos com cultura bem tradicional e paisagens incríveis.
Não à toa, os turistas dessa região geralmente procuram destinos para curtir em grande estilo momentos como a Lua de Mel ou até mesmo a própria cerimônia de casamento (seguindo às crenças e rituais religiosos locais). Para todas as oportunidades, o que é 100 % garantido são as boas lembranças de uma experiência inesquecível na bagagem e a certeza de que fez uma grande escolha ao decidir conhecer este legítimo santuário natural.
Diferentemente do que muita gente costuma pensar, suas ilhas são facilmente acessíveis de várias partes do mundo. Falando mais especificamente do Taiti, por exemplo, é possível chegar ao seu território após 11 horas de voo partindo das ilhas de Santiago, Chile, e 8 horas e 30 minutos de Los Angeles, nos Estados Unidos.
No total, a área pertencente ao Taiti constitui 5 arquipélagos diferentes: Sociedade, Tuamotu, Gambier, Marquesas e Austrais. Todos estes, divididos por grandes diversificações geográficas e algumas singularidades locais. Para conhecer um pouco mais sobre este grande destino exótico e exuberante, separamos alguns tópicos com informações importantes sobre o Taiti. Confira abaixo:
Informações básicas
A começar pelo idioma local, para quem estiver planejando conhecer o país, saiba que os 270 mil habitantes locais são adeptos do taitiano e do francês. Com fuso horário distante em cerca de 7 horas do Brasil, para conhecer o Taiti é necessário antes tomar a vacina contra febre amarela (obrigatória), além – é claro – de tirar o visto (via LAX) de viagem. O clima por aqui não é um problema, na verdade, se assemelha bastante com o que estamos acostumados (tropical, 26°C).
Como chegar no Taiti
Como já falado na introdução, existem alguns locais mais fáceis para acessar este conjunto de ilhas que fica bem distante de outras superfícies em terra. Localizado entre a Califórnia (3.850 mi.) e a Austrália (3.100 mi.), o Taiti fica a aproximadamente 4.660 milhas de distância da capital do Chile, o que propicia para nós, brasileiros, um leque de opções de roteiro para visita-lo.
Vale lembrar também que, o aeroporto internacional Faa’a em Papeete, conta com voos semanais também para América do Norte e do Sul, Japão, Nova Zelândia e França, o que pode facilitar a escolha por uma escala mais a preferência particular. As principais companhias aéreas da região é a Air France, Air New Zealand, Hawaiian Airlines e Latam Airlines Group (famosa por também contar com operações no território americano).
Para viajar entre uma ilha e outra, você precisa escolher entre duas formas de transporte: aéreo ou marítimo. Neste caso, vale a pena considerar que uma viagem aérea levará menos tempo, fazendo com que você aproveite mais tempo no local de destino. Por outro lado, uma viagem de barco te dará a oportunidade de conhecer mais de perto o repertório de atividades e belezas naturais do Taiti.
Praias e atividades no Taiti
Enaltecer a paisagem das ilhas, chega a ser um tanto quanto óbvio. Desde as águas translúcidas das lagoas, combinação de cores da flora exótica, esculturas e monumentos culturais… simplesmente, tudo incrivelmente belo e encantador!
Na grande maioria dos destinos (Tuamotu, Huahine, Raiatea, Tahaa), o que é certo é que você encontrará ampla variedade de atividades náuticas à sua disposição. Mergulho com snorkel, parapente, asa-delta, cruzeiros românticos, windsurfe e excursões, são algumas das principais atrações. Para ajudar na observação do universo marinho, aqui a água alcança 30 metros de visibilidade.
Saindo da água para explorar as montanhas e natureza local, as ilhas altas taitianas (Sociedade, Marquesas e Austrais) se apresentam como um grande porto para uma boa aventura divertida. Com a incrível vista panorâmica das lagoas e baías, é possível fazer passeios de trekking, mountain biking, equitação, entre outros.
Para todas as situações, vale a pena considerar um guia especializado para ajudá-lo na seleção de passeios para aproveitar o melhor do país.