Quando se conhece San Andrés, saiba que voltará de viagem com pelo menos uma promessa nas malas: um dia eu volto a visitar esse lugar!
É exatamente esse tipo de pensamento que é comum a turistas que decidem escolher a incrível ilha do caribe colombiano, como destino para a próxima viagem. Isto porque ter a oportunidade de conhecer San Andrés por alguns dias é o tipo de experiência perfeita para se desconectar do mundo e encontrar a paz da natureza.
Pertencente ao arquipélago de San Andrés (que conta também com Santa Catalina e Providencia), a ilha de San Andrés é reconhecida pelos próprios colombianos como um dos melhores pontos turísticos para se conhecer e aproveitar no país. Para conhecer um pouco mais sobre este paraíso tropical, confira abaixo algumas informações básicas:
Onde fica
Localizada a noroeste do território colombiano, o arquipélago se tornou parte da nação colombiana há um pouco mais de 200 anos, em 1803, quando a Espanha ainda tinha grande influência e poder sobre os países daquela região. Com a saída do império espanhol, a área foi imediatamente anexada à Colômbia, que passou a administrar o local (que, geograficamente, fica também muito próximo da Nicarágua e Costa Rica.
Um detalhe muito interessante e de certa forma valioso para San Andrés é o fato de que sua posição geográfica no mar do Caribe, fez com que a área adquirisse uma paisagem muito rica em belezas naturais. O destaque, sem dúvidas, é para o conhecido “Mar das Sete Cores” que encanta a turistas e locais com sua incrível variação de azuis – quase como uma paleta de tons da cor.
O que fazer
Como já citado no texto anterior, Cayo Bolívar e Playa de San Luis são dois dos principais pontos de interesse para visitantes de San Andrés. Mas engana-se quem se “limita” a conhecer apenas esses dois incríveis lugares do arquipélago.
Na culinária, por exemplo, é possível conhecer um repertório delicioso de pratos (que reúne excelentes ingredientes das ilhas caribenhas com o melhor que a cozinha colombiana tem a oferecer). A sopa de caracol, salgados de peixe e o popular rondón estão entre os pratos mais comuns do local.
Se estiver procurando por locais para fazer compras, North End (o centro de San Andrés) é a opção mais indicada. A Casa Museu da Ilha, La Loma, La Piscinita e Hoyo Soplador são também pontos que valem a pena se visitar por aqui.
Quando ir
Essa é uma pergunta importante, já que dependendo da altura do ano, você pode encontrar uma programação de atividades mais completa para um público ou outro. Para aqueles que se sentem um pouco incomodados para fazer passeios em condições climáticas mais carregadas (como chuvas fortes, por exemplo), recomenda-se que seja evitado os meses de outubro e novembro, pois na Colômbia como um todo o território costuma ter essa condição.
Por outro lado, há também quem se preocupe com o forte sol, e por isso é aconselhável que janeiro e fevereiro sejam vistos com cautela por conta da temperatura. Fora isto, a ilha conta com excelentes alternativas de roteiro e está sempre oferecendo boas opções para diversão. A regra aqui é fazer uso dos óculos de sol, experimentar drinks tropicais e curtir a experiência.