Certamente, um dos destinos mais apaixonantes para se curtir em todo o Caribe mexicano. Localizada na Península de Yucatán, a antiga e histórica cidade maia de Tulum, é hoje um local muito almejado por turistas que procuram por programas que reúnam belezas naturais com grande importância histórica para a cultura local.
Apesar de ser a terceira praia mais ao Sul da Riviera Maya, Tulum não fica longe dos outros destinos da região. Para quem se interessa por pacotes para Cancun, por exemplo, pode ser uma boa ideia separar um dia e fazer uma viagem de apenas duas horas de carro até aqui.
Ruínas de Tulum
A começar pelas ruínas da cidade muralhada, Tulum é um verdadeiro cenário de cinema. Isto porque, com seus pequenos templos religiosos e residências de antigos patrícios, o azul do mar e areia fina da praia fazem com que a paisagem ganhe uma combinação de rara beleza. Um lugar perfeito para tirar muitas fotos e guardas registros.
Vale destacar também que, antes de se tornar um sítio arqueológico, Tulum era uma importante cidade portuária, responsável por receber o descarregamento de todo tipo de carga da região. Segundo dados históricos, cerca de 20 mil maias habitaram na cidade, que, com o tempo, foram morrendo por conta das guerras e contato com novas bactérias (através da importação de comida, por parte dos espanhóis).
Dentre as construções mais conhecidas e visitadas, está o Castillo, um farol que marcava a rota dos barcos para chegar a Tulum. Hoje em dia, a grande maioria das construções encontram-se tomadas pela cor verde do mato selvagem. Conversando com um bom guia local, certamente, o seu passeio renderá lembranças muito bacanas sobre este incrível lugar.
Aproveitando o melhor de Tulum nos Cenotes
Esta, sem questionamentos, a principal atração a ser aproveitada neste paraíso da Riviera Maya. Da palavra maia “dz’onot”, o termo Cenote (“caverna com depósito de água”), que representa uma das paisagens mais espetaculares para se fazer mergulho em todo o México. Este conjunto de cavernas submersas impressiona pela grande diversidade e beleza.
Localizado próximo à zona arqueológica de Chichén Itzá, o Cenote Ik`Kil é um dos mais visitados. Lá, é possível fazer o passeio completo, desde o mergulho e exploração da área até refeição no restaurante local.
Para quem estiver na busca de um roteiro mais aventureiro, o Cenote dos Ojos é a melhor indicação a se fazer. O custo-benefício do passeio é bem valioso, para o maravilhoso serviço que o local te oferece. Não é preciso ser nenhum especialista para cravar que este lugar será um dos mais fotografados em seu álbum de lembranças da viagem.
É possível ainda fazer alguns outros passeios por aqui, como o já citado Chichén Itza, ótimos restaurantes, edifícios e muitos mais. A dica mais importante é: procure levar dinheiro vivo, já que o comércio local dificilmente disponibiliza máquina para cartões.