Nada melhor do que aproveitar os meses de dezembro, janeiro e fevereiro para fazer uma grande viagem, não é mesmo?! Entretanto, este período é reconhecidamente como a alta temporada para fazer turismo, e com isso grande parte dos destinos populares acabam ficando superlotados.
Principalmente para quem não é muito chegado a bagunça e agitação característica destes meses mais festivos, a melhor dica é se planejar para ter suas experiências de viagem logo após os dias de carnaval (entre 10 e 14 de fevereiro), que é quando o calendário dos turistas tem uma pausa.
Também nesta época, é possível aproveitar o pacote de serviços de passeio (guia, hotelaria, restaurantes, etc.) por preços muito mais em conta. Também desta forma, dá para considerar uma viagem que não estava exatamente nos planos e curtir todas as atrações do lugar, em um ambiente mais reservado. Pensando em tudo isso, nada melhor que conferir abaixo 4 sugestões de destinos para viajar em março:
Fernando de Noronha
Este é, definitivamente, um paraíso tropical. Um dos locais mais procurados para a virada deste ano, a ilha se caracteriza por oferecer praias indescritíveis e águas cristalinas a seus visitantes. Fernando de Noronha fora da alta temporada, é uma ótima escolha para quem quer aproveitar todos os passeios que seus domínios oferecem – e o melhor – com tranquilidade para desfrutar de cada momento.
A Praia do Sancho é considera por muitos a mais linda do Brasil e da América Latina, o lugar conta com uma paisagem de tirar o fôlego. Nas águas mais rasas, é possível ver diversos tipos de peixes e tirar fotos surreais devido a água cristalina. Os residentes de Noronha são imensamente receptivas e sempre têm uma boa história para contar.
Os mergulhos são um dos passeios mais procurados (desde os mais simples ao mais elaborados), a visibilidade do fundo do mar é incrível. O Morro dois irmãos e o Cacimba do Padre são os principais cartões postais da ilha, vale muito a pena conhecer.
Gramado
Além do famoso festival de cinema, Gramado é um destino perfeito para quem gosta de curtir um friozinho fora de época, degustar um bom chocolate e passeios alternativos. A pequena cidade é um destino para quem quer se divertir.
Sua arquitetura é voltada ao estilo germânico o que faz com que ao caminhar pelas ruas você se sinta em outro tempo, em outro continente. As principais fábricas de chocolate do país têm suas operações concentradas na cidade, contando com festivais ao longo de todo o ano para exibir sua variedade de chocolates artesanais. Existem vários lugares para passeios livres, vale a pena visitar o Lago Negro, a famosa Rua Coberta e o parque Mini Mundo.
Fortaleza
Dificilmente o clima não será um fator favorável em Fortaleza, todos os dias são ótimos para se curtir o clima quente e, fora de temporada, a cidade fica muito mais receptiva para novos visitantes.
Independentemente do local onde estiver hospedado, não deixe de ir em alguma das inúmeras feirinhas que rolam na cidade, são literalmente grandes points e você acha de tudo: artesanato, roupas e acessórios, comidas. As barracas de praia são sem igual. Há quem diga que só se conhece uma verdadeira barraca quando se vai em uma das praias da cidade.
O tão famoso parque aquático Beach Park é um dos passeios indispensáveis, é difícil não gostar. Uma ótima dica é comer caranguejo de quinta-feira, pois nesses dias as barracas recebem o crustáceo e os preços ficam muito variados.
Conde
A Praia de Carapibus é um refúgio em meio ao paraíso, ótima opção para quem quer se distanciar do cotidiano das grandes cidades. Dos amantes da natureza aos que curtem uma bela noitada, a praia é indispensável para se relaxar e aproveitar um belo banho de mar.
O destino conta com formações falésias, bem próximas ao mar, e conta com uma mata nativa bem preservada, ideal para se fazer trilhas. Além de naturalmente convidativa para mergulhos, o mar levemente agitado disponibiliza a prática de esportes náuticos como Kitesurf e Windsurf. A boa e simples estrutura da praia conta com bares e barracas que atendem e recepcionam muito bem os visitantes.